Simule e contrate Consultar Apólice

Saiba como agir caso você bata com seu carro em qualquer local


Dando sequência sobre o que fazer em caso de sinistros, vamos abordar hoje o sinistro de colisão. Também conhecidas como acidente, batida ou perda parcial, as colisões são os sinistros mais frequentes na vida de uma seguradora, principalmente em função do trânsito das cidades.

Porém, as batidas têm uma série de outros motivos que vão além do tráfego intenso. Os acidentes estão ligados desde ao descuido ao estacionar o veículo na garagem, por exemplo, como aos defeitos mecânicos e a imprudência dos motoristas. É importante destacar que atualmente quase todas as apólices cobrem o sinistro de acidente, desde que a franquia seja paga. Ou seja, o segurado paga parte do prejuízo e a seguradora o restante.

De maneira simples, são basicamente quatro passos a serem tomados quando o segurado estiver envolvido neste tipo de situação. Os seguros de colisão podem ser individuais ou envolvendo terceiros. Confira o que fazer:

1º Passo

Assim que a batida ocorrer, é necessário comunicar a seguradora imediatamente. Também é preciso levar o veículo para a oficina indicada pela seguradora através do guincho*, caso ele não possa trafegar. Em acidentes que envolvam terceiros, é necessário que seja feito um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

2º Passo

A seguradora analisa o caso, as coberturas e os dados do segurado. Possíveis terceiros envolvidos também serão convocados pela seguradora e terão que apresentar veículo, documento de identificação do condutor e do carro.

3º Passo

O veículo é vistoriado na oficina indicada pelo cliente. Caso haja terceiros, os demais veículos também terão que ser analisados e fotografados. Já para casos de perda total, o segurado terá que enviar uma relação de documentos. Veja aqui!

4º Passo

A seguradora autoriza o reparo do veículo segurado e dos terceiros envolvidos, se houver. O prazo de conclusão do serviço é fornecido pela oficina.

*Geralmente, os veículos segurados têm direito à assistência 24 horas, que inclui guincho e reparos rápidos. O serviço pode ser estendido a possíveis veículos terceiros envolvidos em acidentes com o segurado, mas, na maioria dos casos, há limite de quilometragem. Verifique o limite do guincho em sua apólice.

Os clientes da StarFox Seguros podem entrar em contato conosco através do chat ou do telefone 11 3996 5008 para mais informações nestes casos de sinistro. 

O que fazer em caso de sinistro: Colisão