Simule e contrate Consultar Apólice

Veja as principais medidas para se tomar após ter o veículo invadido por alagamento


A Starfox Seguros apresenta agora o que fazer em caso de sinistro apresenta nesta terça-feira um guia prático de como agir em casos de alagamento ou enchente. Comum em cidades grandes e/ou muito chuvosas, o sinistro do alagamento é um acidente que possui algumas vertentes.

Ele só é coberto quando o carro está parado em qualquer via e o local alaga afetando diretamente o veículo. Por outro lado, o motorista não pode assumir riscos diante das enchentes, pois o seguro perde a validade neste caso. Isso significa que, se o motorista estiver no trânsito e se deparar com um alagamento e resolver atravessá-lo, ele pode ter problemas que não serão cobertos.

Mas em condições normais, cuja maioria dos sinistros são de carros parados que foram atingidos pela água, a seguradora cobre os danos. Basta seguir as etapas abaixo se seu carro está nesta condição.

1º Passo – Abertura do sinistro

Após a enchente ou alagamento se confirmar, independente da quantidade de água que invadiu o veículo, o segurado deve abrir o processo de sinsitro na seguradora e enviar seus dados para vistoria.

2º Passo – Análise do processo

A equipe da seguradora analisará a documentação e as coberturas a que o segurado tem direito.

3º Passo – Vistoria

Geralmente através do guincho*, devido a impossibilidade do veículo trafegar, o carro é enviado a uma oficina credenciada pela companhia e indicada pelo cliente para ser vistoriado.

4º Passo – Finalização

Caso esteja tudo certo com a seguradora e o veículo não tenha sido colocado em risco, o carro com perda parcial é liberado para conserto. Caso o laudo da seguradora confirme perda total, o segurado precisará enviar alguns documentos e aguardar a indenização em até 30 dias.

*Geralmente, os veículos segurados têm direito à assistência 24 horas, que inclui guincho e reparos rápidos. O serviço pode ser estendido a possíveis veículos terceiros envolvidos em acidentes com o segurado, mas, na maioria dos casos, há limite de quilometragem. Verifique o limite do guincho em sua apólice.


O que fazer em caso de sinistro: Enchente